Criei este blog para as génias e os génios se poderem encontrar e continuar a dançar e a sorrir com ela.
mandem-me um e-mail com o vosso contacto para vos juntar ao blog

This blog is for all the génias and génios so they can meet and continue to dance and smile with her.
send me an e-mail with your contact so I can add you to the blog
Fazes muita falta mana

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Renée Maia de Carvalho

Foi há tão pouco tempo, que me cruzei com a Eugénia, e o seu Filhote, nas escadas do posto da Caixa de Algés.

Combinamos encontrar-nos, e voltamos a trocar os nossos contactos.

Debaixo do lenço, no seu rosto marcado, brilhavam os seus lindos olhos e um sorriso feliz.

Entre muitas recordações, lembro-me dos seus croquis feitos nos transportes públicos, da sua fase “cartoons”, da sua primeira gravidez, dela me descrever a casinha de Algés, dos azulejos, da sua mudança para Lisboa e experiência nova de vida em comunidade, a sua nova paixão e novo bebé….

Imaginem a Eugénia a fazer uma mímica sobre a secura da pele, frente a uma plateia de jornalistas, e no âmbito do lançamento de um creme hidratante! Pois, ela executou-se com aquela naturalidade e espontaneidade que a caracterizavam!

Adorável Eugénia!

No portão da nossa casa, está um pequeno painel de azulejos, realizado por ela. A casa chama-se “La lézardière”, devido à uma paixão por lagartos, que remonta à minha pequena infância, no ex-Congo Belga.

Ao saber disso, a Eugénia teve a gentileza de me oferecer um lindo e antigo lagarto de chumbo, que se juntou aos herdados da minha Bisavó, e protegem a entrada da casa.

Sempre gostei de pessoas com “pancada”, diferentes, que vivem à contra-corrente, e se assumem.

Sempre me fascinou a arte da provocação e da “dérision” para agitar o estabelecido. Não me admirou saber da adesão da Eugénia a um movimento de raízes “Dadaiste”. Conhecendo o seu percurso, parece-me lógico.

A Eugénia, para mim, será sempre um exemplo de pessoa em perfeita sintonia com a vida, fiel às suas opções, fora dos circuitos convencionais, em constante procura e “ remise en question”, que transmitia esta energia e este equilíbrio (no “desequilíbrio”!?..) por cada poro da sua pele.

Era mesmo Eu-Génia!

Gostava de ter uma palavra de apoio aos vossos admiráveis Pais, sempre presentes, carinhosos e compreensivos, e dar-lhes um muito grande e sentido abraço.

Obrigada, Ricardo, pelo blogue, que me permitiu partilhar a vossa intimidade, e rever (lindas) fotos da Eugénia.

Gostava muito de levar umas flores do campo à Eugénia, e falar com ela, pois sinto (e vou sentir) muito a sua falta.

Beijinhos.

Renée Maia de Carvalho

1 comentário:

Catarina Fragoso disse...

renée,
não te conheço, mas fiquei contente por encontrar o teu texto, pois todas as noites visito o blog à espera de ar fresco e o teu texto, certamente, é-o. creio que é importante para todos nós, de cujas vidas a eugénia fará sempre parte, sentirmos isso mesmo - que ela fará sempre parte - no caso, por meio de palavras escritas na medida do que vamos sentindo. querida eugénia. também me despertou a curiosidade o teu gosto por lagartos, gosto que eu também tenho (colecciono alguns) sem saber porquê. nada a ver com áfrica, onde cheguei a viver algum tempo (mesmo ao lado, em angola). e lá me pôs a eugénia a falar com quem nem conheço. quem sabe um dia? (sempre surpreendente, esta eugénia...)